Consultando casas de câmbio
Por favor, aguarde
Viajar para fora do Brasil sempre envolve uma série de cuidados e planejamento. Um deles, e talvez o mais importante, é garantir que você tem dinheiro suficiente na moeda do país que vai visitar. Para isso, saber escolher a casa de câmbio que melhor te atende é primordial.
Mas como funciona uma casa de câmbio? E que tipo de cuidado você precisa ter para assegurar que fez a escolha certa?
Siga a leitura neste guia prático e guarde as dicas para usar no seu próximo destino internacional!
É um estabelecimento comercial, autorizado a operar pelo Banco Central do Brasil (BACEN), que realiza operações financeiras com moedas estrangeiras.
As principais atividades de uma casa de câmbio são a compra e venda dessas moedas em espécie, disponibilizar cartões pré-pagos para a viagem ao exterior, realizar transferências internacionais de dinheiro e trocas de cheques de viagem.
O funcionamento da casa de câmbio é relativamente simples: o estabelecimento adquire as moedas que disponibiliza aos clientes, calcula as taxas que devem ser acrescidas, e o cliente pode escolher qual serviço faz mais sentido contratar de acordo com sua viagem.
A seguir, entenda com um pouco mais de detalhes sobre essas operações e como isso pode influenciar o valor final da sua compra.
Primeiramente, as casas de câmbio adquirem com os bancos as moedas que vão oferecer para os clientes. No Brasil, as moedas mais compradas são o dólar americano e o euro.
Para manter sua operação funcionando de maneira sustentável, as casas de câmbio precisam aplicar algumas taxas de serviço. Essas tarifas ajudam a cobrir custos operacionais da empresa, e também a recuperar os encargos que a própria empresa custeou ao adquirir as moedas.
Uma vez definido esse valor sobre as operações, esse número é aplicado no produto principal das casas de câmbio – a moeda que está sendo comercializada. E esse é um dos motivos pelos quais as casas de câmbio praticam diferentes valores de venda de moedas.
Essa diferença entre o valor de compra da moeda pela corretora de câmbio e o preço que o cliente paga é chamado de spread. O spread é um dos principais fatores que garantem o lucro dessas empresas.
As taxas de serviço cobradas por cada casa de câmbio variam de acordo com as definições internas de cada estabelecimento.
Bom, mas se as casas de câmbio precisam embutir essas taxas nas moedas vendidas para clientes, ainda vale a pena escolher esse serviço?
Entenda os pontos positivos e como as casas de câmbio podem atender suas necessidades!
As casas de câmbio são internacionalmente conhecidas como exchange. Encontrar uma operadora de câmbio não é difícil em todas as grandes cidades do mundo, que já são acostumadas a receber turistas.
Além disso, operadoras de câmbio normalmente operam em locais movimentados como aeroportos e grandes centros comerciais.
Saber que você encontra empresas especializadas em operações de câmbio no mundo traz segurança e comodidade para sua viagem!
Quando se pensa em viagens, é claro que queremos desfrutar de tranquilidade e segurança.
Você já imaginou o quanto pode ser desconfortável não conseguir finalizar uma compra porque o sistema de máquinas de pagamento não funciona, e a loja só aceita dinheiro? Ou mesmo não conseguir comprar algo em lojas de rua, como uma lembrancinha especial ou uma garrafa de água, só porque não tem moeda física para finalizar a operação?
Se você preza por correr o mínimo de riscos nas suas viagens e não quer passar por esse tipo de problema, viajar com dinheiro físico é bem vantajoso.
Quando você compra moeda física em casas de câmbio, garante uma operação rápida, segura, e pode seguir com seus planos de viagem em paz.
Como você tem acompanhado ao longo deste texto, a segurança é um aspecto importante quando se fala de casas de câmbio.
É importante saber escolher qual empresa melhor atende às suas necessidades, e parte desse processo é garantir que a empresa tenha a devida autorização do BACEN para funcionar.
Sempre escolha operadoras de câmbio reconhecidas pelo Banco Central, assim como são as parceiras da Melhor Câmbio.
Apesar dos benefícios de comprar moedas estrangeiras por meio de casas de câmbio, você precisa conhecer algumas limitações desse tipo de serviço.
A partir disso, você pode escolher melhor quando vale a pena contratar essas agências.
Boa parte das operações realizadas por casas de câmbio são voltadas para turistas que buscam comprar moedas em espécie (ou mesmo vender as que trouxeram de volta após uma viagem).
Para atender essa necessidade imediata de viajantes, as corretoras operam com o câmbio turismo, e não o comercial. Essa diferença entre os câmbios existe devido ao volume de dinheiro movimentado, que normalmente é bem maior no caso do câmbio comercial.
Ou seja: além de arcar com as taxas de IOF e serviço, o cliente da casa de câmbio provavelmente vai acabar adquirindo a moeda no câmbio mais caro.
Encontrar dólar americano, euro e libra esterlina em casas de câmbio normalmente não é um problema. Outras moedas comuns de países próximos ao Brasil, como pesos argentinos ou uruguaios, também não são tão difíceis.
No entanto, comprar a versão física de moedas menos comuns pode ser mais desafiador. E a situação pode ser ainda mais difícil se você morar em cidades menores, com menos opções de casas de câmbio.
É para esse tipo de cenário que serve a Melhor Câmbio: você encontra operadoras de câmbio que oferecem a moeda do seu interesse, e ainda vê qual tem os serviços e taxas que melhor te atendem.
Como cada casa de câmbio aplica taxas de serviço e spread diferentes, a importância de comparar casas de câmbio aparece de novo aqui.
Use o comparador da Melhor Câmbio para descobrir qual estabelecimento negocia a moeda estrangeira no preço que você quer pagar!
Muitas dicas foram compartilhadas até aqui!
Acompanhe nosso resumão feito para que você possa consultar sempre que tiver dúvidas sobre o melhor momento de usar esse tipo de serviço.
Existe uma tendência de usar cada vez menos o dinheiro físico no Brasil. Muitas pessoas ainda têm aquele bom e velho "trocadinho" na carteira, mas apenas para segurança.
O mesmo acontece com moedas estrangeiras. Dificilmente vale a pena ter todo o seu orçamento de viagem em dinheiro vivo. Além disso, a compra de moedas em casas de câmbio é uma operação rápida, o que pode atender a necessidade quando uma viagem surge inesperadamente.
Um cenário relativamente comum na vida de quem viaja para fora do Brasil é voltar com dinheiro físico de um determinado país, e você precisar trocar pelo de outro.
Se você voltou com dólares americanos em papel moeda de uma viagem, e precisa trocá-los por euros para uma próxima, a melhor alternativa é fazer essa troca em casas de câmbio.
Outro ponto importante de comprar dinheiro nas casas de câmbio é que você garante a autenticidade do dinheiro. Essas empresas não vão comercializar notas falsas, e também vão oferecer versões atualizadas das moedas. Com isso, você tem a garantia de que seu dinheiro será aceito no seu país de destino.
Ter a garantia de que você tem dinheiro estrangeiro pronto para uso antes de sair do Brasil adiciona essa camada de segurança à viagem. Garantir esse orçamento é importante porque pode ser necessário comprovar na imigração do novo país que você tem dinheiro suficiente para se manter por lá durante sua estadia.
Quer garantir que você terá condições de pagar suas compras, transporte ou alimentação durante sua viagem para fora do Brasil?
Alguns estabelecimentos mais informais podem operar aceitando somente dinheiro físico como pagamento. Por isso, além de viajar com uma conta internacional, leve também papel moeda com você.
Por fim, o que você não pode deixar de lado quando estiver considerando usar os serviços de uma casa de câmbio?
Como mostramos ao longo deste conteúdo, não existe um preço de tabela oferecido na compra de moeda estrangeira. Além disso, cada casa de câmbio pode oferecer diferentes facilidades na hora de entregar as moedas adquiridas.
Compare os serviços das operadoras de câmbio considerando o preço cobrado na moeda, os prazos para atender ao seu pedido, e a logística para entrega da sua compra.
Analise esses tópicos antes de escolher a que melhor te atende!
No site e aplicativo da Melhor Câmbio, temos a prova consolidada de que é possível negociar o preço com as casas de câmbio!
Depois de considerar o preço médio da moeda na cidade onde vai realizar a compra, você escolhe o quanto quer pagar por ela.
As corretoras de câmbio parceiras da Melhor Câmbio recebem sua oferta e te informam se têm condições de atender ao seu pedido!
Nesse trâmite, que é seguro e fácil, você tem o poder de escolha e negociação com as empresas.
Por fim, saiba que locais muito movimentados (especialmente com fluxo alto de turistas) possivelmente vão ter preços mais altos. Pode ser muito conveniente comprar moeda estrangeira no aeroporto, mas tenha em mente que esse é, possivelmente, um recurso de emergência porque as taxas de serviço são mais altas nesses locais.
Para acertar na compra de moeda estrangeira nas casas de câmbio, o ideal é acompanhar o câmbio da moeda com antecedência e, no momento que estiver em queda, escolher a empresa que melhor atende às necessidades da sua viagem.
Se você mora em um grande centro urbano, você provavelmente tem dezenas de casas de câmbio para escolher. O lado bom é que não é necessário investigar o preço de uma a uma antes de fazer sua escolha. Basta usar o sistema da Melhor Câmbio para escolher a melhor casa de câmbio!
Com a Melhor Câmbio, você define o preço que quer pagar de acordo com a região onde fará a compra. Para facilitar ainda mais a sua negociação, nós indicamos as chances de a sua oferta ser aceita!
Comece já a escolher a melhor casa de câmbio para sua viagem. Acesse a Melhor Câmbio!