Índice de Atividade Econômica do Banco Central | Valor |
---|---|
Variação do Índice de Atividade Econômica do Banco Central em 12 meses |
5,98% |
Índice de Atividade Econômica do Banco Central Abril 2024 |
154,72 p |
Variação do Índice de Atividade Econômica do Banco Central em 2024 |
7,35% |
O conteúdo abaixo é de caráter exclusivamente informativo.
O IBC-Br, ou melhor, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central é o modo de se medir a que ritmo cresce a economia ao longo dos meses. Este é, de forma simples, um indicador da atividade econômica nacional.
Apesar de ter surgido em 2003, o IBC-Br começou a abranger todo o Brasil apenas em 2010. Anteriormente, a forma de divulgação era por estados e regiões do país.
O objetivo de sua criação era orientar o Banco Central no controle da inflação. Por monitorar a atividade econômica no Brasil, o IBC-Br também serve como indicativo para quem deseja investir e aplicar dinheiro no país.
O PIB (Produto Interno Bruto) é um indicativo que também acompanha a evolução da economia nacional. No entanto, a sua relação com o IBC-Br não é de equivalência. Os conceitos, métodos de medição, formas de cálculo e frequência de divulgação são diferentes.
Da mesma forma que o IBC-Br, o PIB mostra o crescimento do Brasil nos setores agropecuário, indústria e serviços, básicos da economia. Muitas pessoas falam que o IBC-Br é uma prévia do PIB, mas isso não é verdade.
O IBC-Br, na realidade, é uma amostragem da tendência do PIB, mas pode apresentar diferenças em relação a esse indicador da economia. Isso ocorre porque há algumas diferenças importantes entre eles.
O IBC-Br tem uma frequência maior de divulgação, mensalmente. O PIB, por sua vez, é divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a cada trimestre.
Isso faz com que o PIB tenha uma maior defasagem, em relação ao IBC-Br. Além disso, o cálculo do PIB é mais complexo, já que leva mais fatores em consideração.
Para o cálculo do IBC-Br, o Banco Central define alguns objetivos básicos. Dentre estes:
· monitorar o crescimento da economia do país;
· estimar o PIB no mercado financeiro;
· ajudar na definição da taxa Selic.
Para isso, o órgão considera a produção agropecuária, os serviços e a indústria, assim como os impostos sobre a fabricação.
Outros dados relevantes são a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), a Pesquisa Anual de Serviços (PAS), e a Pesquisa Industrial Anual (PIA). Com tais informações, o BC define o número do IBC-Br e o divulga a cada mês.
O IBC-Br tem o poder de influenciar os investimentos e a economia. O índice mostra o aumento ou a redução na atividade, o que também deixa claro como está o nível de confiança no Brasil por parte de investidores, e quais investimentos são mais indicados.
Além disso, o IBC-Br ajuda a definir a taxa Selic, que é referência nos rendimentos de investimentos. Se a taxa estiver baixa, os investimentos (como poupança e CDBs) rendem menos, e vice-versa.
Acompanhar o IBC-Br é muito importante para tomar decisões mais assertivas sobre aplicações financeiras.
A bolsa de valores, ainda, pode ser afetada por oscilações por conta do IBC-Br. A diminuição da confiança na economia, por menor que seja, deixa investidores mais cautelosos e com preferência por ativos de menor risco.
Mesmo que os resultados do índice mostrem o curto prazo, eles têm o poder de atrair ou repelir investimentos no Brasil.
O IBC-BR é um indicador importante tanto para os investimentos no geral quanto para a B3, que acompanha os resultados de modo a se beneficiar, ou não.