Volume de Vendas no Varejo | Valor |
---|---|
Variação do Volume de Vendas no Varejo em 12 meses |
5,81% |
Volume de Vendas no Varejo Março 2024 |
105,86 p |
Variação do Volume de Vendas no Varejo em 2024 |
0,85% |
A venda e comercialização de produtos ou de serviços, em quantidades reduzidas, ao contrário do atacado, é chamada de varejo. O volume de vendas do varejo (ou VVV), por sua vez, consiste da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), que como o próprio nome diz tem divulgação mensal.
O volume de vendas do varejo é uma pesquisa de empresas que objetiva criar indicadores concretos para o acompanhamento dos principais segmentos do comércio varejista. Essa pesquisa, mais conjuntural, complementa indicadores mais gerais e abrangentes do comércio brasileiro, como a Pesquisa Anual de Comércio (PAC), que visa acompanhar os hábitos de comércio do país.
Para isso, o VVV pesquisa em empresas registradas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), com vinte ou mais funcionários, ocupadas na PAC e cuja receita bruta seja proveniente, predominantemente, da atividade varejista.
No conceito de varejo englobado pela pesquisa, inclui-se tanto o varejo ampliado (que contém vendas de veículos e materiais de construção) quanto o varejo restrito (que não contém vendas de veículos e materiais de construção).
O cálculo e a divulgação da PMC são de responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A primeira vez que esse indicador foi divulgado foi no ano de 1995, à época englobando apenas a região metropolitana do Rio de Janeiro. Hoje em dia, cada estado tem a sua independência quando se fala na Pesquisa Mensal do Comércio. Isso ocorre de modo a dar indicadores mais precisos, já que o Brasil é um país grande em extensão territorial.
O volume de vendas do varejo, através da PMC, é calculado por amostragem probabilística realizada em todos os estados. Ela recolhe estimativas dos totais populacionais, referentes à receita bruta variável, por estado e por atividade.
Esses dados são, então, utilizados para montar a pesquisa que é divulgada mensalmente. Os cálculos são realizados com o software X12 ARIMA, do U.S. Census Bureau.
A amostra da pesquisa é probabilística, e dispõe o resultado de onze atividades, que são chamadas estratos naturais. Para cada um destes são criados três estratos, como se fossem sub-estratos:
Nos estratos G (gerencial) ou C (certo), as empresas são incluídas na amostra em sua totalidade. As empresas do estrato A (amostrado), por sua vez, são selecionadas de forma aleatória simples sem reposição.
São selecionadas amostras em cada estado, o que torna precisa a pesquisa do VVV. O tamanho da amostra de extrato é calculado de modo a assegurar que a variável receita bruta de revenda, em cada estrato natural, tenha uma margem de erro de 10% para variação.
A Pesquisa Mensal do Comércio visa refletir o comportamento do varejo no Brasil. Portanto, é possível afirmar que a uma grande importância nesses dados para o mercado como um todo.
O setor de comércio de serviços é um dos que mais emprega no Brasil. Se o setor estiver muito aquecido, mais empregos vão ser gerados. E vice-versa.
Essa importância é refletida também nos investimentos. O crescimento do VVV impacta a Bolsa de Valores e o Produto Interno Bruto (PIB), já que o crescimento do comércio pressupõe uma alta demanda, o que gera uma economia mais aquecida no geral.