Maximize seus investimentos com quem mais entende de finanças no exterior
Conheças as redes sociais voltadas exclusivamente para investimentos
Ouro 24k Hoje | Valor |
---|---|
Um grama (g) de ouro 24k hoje vale R$492,71 |
O conteúdo abaixo é de caráter exclusivamente informativo.
O ouro é um ativo financeiro muito seguro. Apresenta uma grande demanda em momentos de crise. Em épocas cujo índice de inflação se eleva, o ouro se valoriza. O mesmo ocorre quando o Ibovespa apresenta queda. Dessa forma, torna-se um investimento bastante estável diante das incertezas do cenário econômico. Alguns estudiosos da área apontam como tendência a superação do ouro comparado à rentabilidade volátil de ações.
O papel moeda, seja qual for (Dólar, Euro, etc), está suscetível a impressões descontroladas por parte dos bancos centrais, que são responsáveis pela emissão das notas. O ouro não corre esse risco, pois se trata de um recurso natural. Como não é possível produzi-lo artificialmente, ele se torna limitado e escasso, o que lhe confere um valor natural e totalmente particular. O grande benefício de se investir em ouro é justamente esse: é a única forma de investimento que tem a garantia de sempre manter seu valor, ao contrário de títulos, ações, imóveis, entre outros investimentos, cujo valor depende de uma série de fatores externos.
Comprar ouro é uma boa opção para diversificar os investimentos, principalmente quando se deseja proteção de um cenário de crise global. No entanto, deve-se observar, principalmente a liquidez.
É possível obter gramas e barras de ouro em distribuidoras de valores mobiliários (DTVM) ou bancos. Armazená-lo em casa é uma opção suscetível a eventuais furtos. Por isso é fundamental guardá-lo em locais seguros. Também existe a possibilidade de manter o ouro custodiado no banco. Neste caso, as instituições financeiras podem cobrar taxas de custódia. A vantagem de comprar ouro físico é a possibilidade de adquirir pequenas quantidades e o fato de se ter acesso ao patrimônio a qualquer momento. A desvantagem, além de não ser exatamente seguro mantê-lo em casa, é a sua liquidez, pois pode ser difícil encontrar um comprador que esteja disposto a adquiri-lo pelo preço de mercado.
Apesar de não haver muitas opções deste tipo no mercado, os fundos de investimento são a alternativa mais acessível para investidores individuais, pois não exigem muito capital (é possível realizar aplicações a partir de R$ 1.000,00). Basta abrir uma conta em uma corretora e realizar a transferência do dinheiro. Por outro lado é importante ficar atento às taxas de administração dos fundos, que podem variar entre 0,6% a 1,5% ao ano.
A terceira possibilidade para investir em ouro é adquiri-lo diretamente na bolsa de valores, em uma operação similar a compra e venda de ações. Para isso, o investidor deve possuir uma conta em uma corretora e optar por um dos contratos disponíveis (Lote Padrão OZD1 - Ouro 250 gramas ou Lote Fracionário OZD2 - Ouro 10 gramas):