Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna | Valor |
---|---|
Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna Acumulado em 12 meses |
-2,31 % |
Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna Abril 2024 |
0,72 % |
Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna Acumulado em 2024 |
-0,26 % |
O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna, também referido pela sua sigla IGP-DI é um indicador do Instituto Brasileiro de Economia, órgão da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Ele inclui as movimentações de preços, como o nome sugere, desde as matérias-primas agrícolas e industriais até produtos e serviços que chegam ao consumidor no estágio final.
É válido ressaltar que esse indicador considera apenas produtos do Brasil. Ou seja, quaisquer bens importados ou exportados não vão ser considerados para fins de medição pela FGV.
A divulgação do IGP-DI acontece mensalmente, no dia 10 do mês seguinte à coleta dos dados; e assim ocorre desde o final da década de 1940, quando o índice foi criado.
O IGP-DI é composto de três categorias: o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), todos calculados pela FGV.
O IPA é um indicador de relevância para os comerciantes brasileiros que lidam com o atacado. O Índice de Produto ao Produtor Amplo representa 60% do IGP, é reflete o valor adicionado em diversos setores da economia.
O IPA, para fins de medição, divide-se nos seguintes grupos:
Por meio dos hábitos de consumo, determina-se a relevância dada a cada grupo. Desse modo, aplicam-se os pesos à variação de preço de cada um. Na atualidade, os produtos industriais oriundos de indústrias de transformação têm o maior peso, exatamente por estarem em maior número.
O IPC, por sua vez, mede a variação de preços de um conjunto pré-definido de bens e serviços, adquiridos por famílias que ganham de 1 a 33 salários-mínimos por mês. O IPC representa 30% do IGP.
A pesquisa do Índice de Preços ao Consumidor é diária, e considera sete capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Da mesma forma, há a divisão de grupos no IPC. Por exemplo, alimentação, habitação, saúde, entre outras despesas que têm pesos diferentes de acordo com os gastos das famílias. Hoje em dia, a habitação e a alimentação são os grupos com maior relevância para o IPC.
O INCC mensura o custo da construção civil no Brasil, e participa do IGP com 10% de peso em sua formação.
O Índice Nacional de Custo da Construção divide os produtos em duas categorias: mão de obra e materiais, equipamentos e serviços.
Para que a FGV chegue ao valor do IGP-DI, ela leva em conta os três índices mencionados anteriormente:
Estes são responsáveis por monitorar a distribuição interna, e têm pesos distintos para o cálculo final do IGP-DI: 60%, 30% e 10% de peso, respectivamente.
Poucos investimentos usam o IGP-DI como indexadores hoje em dia. No entanto, seus efeitos nas aplicações são mais indiretos. O trader percebe a alta do indicador no bolso, já que ele representa um aumento de preços no mercado.
Portanto, saber cada uma de suas implicações nos preços e na economia é essencial para investir com segurança. O IGP-DI mostra claramente a situação econômica dos mercados do atacado, varejo e da construção civil.