Uma remessa online ou transferência internacional consiste no envio de dinheiro, através de transferência eletrônica, de um país para outro. Para isso é necessário fazer o câmbio das moedas de origem e destino, antes de realizar a transferência em si. Esse tipo transferência bancária internacional é muito utilizada tanto por pessoas físicas quanto por empresas para realizar pagamentos de cursos ou serviços no exterior, importação de produtos, manutenção de residentes ou até mesmo disponibilidade, ou seja, transferência entre contas de mesmo CPF. É importante ficar atento ao IOF (imposto sobre operações financeiras) e à possível incidência de imposto de renda, que podem variar dependendo da natureza da operação.
Para se realizar o envio de qualquer quantia ao exterior (remessa online), os bancos normalmente cobram duas taxas. A primeira é uma taxa administrativa que serve para custear as despesas operacionais envolvidas na operação. Essa taxa normalmente varia entre 1,5% e 6% sobre o valor total da operação. A segunda, é uma tarifa cobrada pela utilização do sistema interbancário. Essa taxa pode ser comparada ao custo de um TED, por exemplo. Normalmente essa taxa é cobrada em US$ e varia entre 20 e 60 dólares. Além dessas duas taxas existe o IOF (imposto sobre operações financeiras) cobrado pela Receita Federal do Brasil. O IOF varia entre 0,38% e 1,1% dependendo da natureza da operação.
Para enviar dinheiro para outro país é muito simples! O MelhorCâmbio.com criou uma ferramenta que monitora e encontra a melhor cotação para fazer uma remessa online ou transferência internacional entre mais de 750 corretoras de câmbio. Assim, garantimos que você sempre irá encontrar a melhor taxa do mercado. Preencha acima o montante que deseja transferir, a moeda que deseja enviar e informe a finalidade da operação. Depois é só informar seus dados (nome, email e telefone) para que o banco/corretora com a melhor condição do mercado entre em contato para finalizar a operação. Tudo ocorre de maneira muito rápida, simples e segura!
Um remessa online ou transferência internacional pode ser realiza tanto por pessoas físicas como por pessoas jurídicas (empresas), desde que apresentem os documentos exigidos pelo Banco Central do Brasil e comprovem lastro financeiro para realizar tal operação. Muitas pessoas utilizam a remessa online para enviar dinheiro para parentes e familiares em todo mundo, essas operações são chamadas de "Manutenção de Residentes". O envio de remessa online também é muito comum para pagamento de cursos ou serviços de turismo no exterior. Empresas, em sua grande maioria, utilizam as transferências internacionais para importação de produtos.
Uma remessa online ou transferência internacional pode levar dias ou semanas para ser concluída, dependendo da natureza da operação. Imagine que uma empresa precisa importar uma máquina no valor de 10 milhões de dólares. Essa operação irá requerer uma série de documentos que comprovem sua veracidade, além da capacidade financeira da empresa pagadora. Por isso, esse tipo de operação pode tende a demorar um pouco mais. Já para operações de pessoas físicas e/ou que envolvam valores menores, a transferência normalmente ocorre em dois dias úteis. Um dia para o envio da documentação e cadastro junto ao banco e o outro para a liquidação da operação em si.
Para o envio de uma remessa online ou transferência internacional de até USD 10.000, o Banco Central exige apenas documentação para cadastro junto à instituição financeira que incluí RG, CPF e comprovante de endereço. Já para envio superior a US$ 10.000 é necessário apresentar, além da documentação de cadastro, a última declaração do imposto de renda ou outro documento de comprovação de origem dos recursos. Além destes documentos o banco que realizará a operação pode solicitar o preenchimento de uma ficha cadastral além de cartão de assinaturas. Estes último dois, entretanto, podem variar de acordo com a política de compliance de cada instituição financeira.
Consultando Informações
Por favor, aguarde