Maximize seus investimentos com quem mais entende de finanças no exterior
Conheças as redes sociais voltadas exclusivamente para investimentos
Suíno Hoje | Valor |
---|---|
Um quilo (kg) de suíno hoje vale R$9,85 |
A suinocultura (também chamada de suinicultura) é o ramo da zootecnia dedicado ao estudo e criação de suínos. Ou seja, sempre que vamos ao mercado comprar bacon, presunto, lombo, costela de porco ou outros derivados do porco.
A produção de suíno envolve o mantimento dos animais em locais apropriados, com regras sanitárias específicas. A cadeia produtiva do suíno se divide em algumas etapas, que são as seguintes:
Os fornecedores que provêm os produtores com elementos básicos. Podemos citar: alimento apropriado, medicamentos, material de limpeza e abastecimento.
Os produtores e empresas, nessa etapa, manejam os animais desde o nascimento até o abate. Para isso, é preciso ter a matéria-prima correta dada pela área de apoio.
A parte da indústria de suinocultura divide-se em manejo e transformação. O manejo diz respeito à primeira parte responsável por lidar com a carne depois do abate. Já a transformação utiliza essa carne para fabricar os produtos: presunto, cortes de carne, entre outros.
Essa área é responsável pela venda dos produtos para os comerciantes em si. Desde mercados até açougues, assim como exportadores, recebem os suínos para consumo direto ou indireto.
Por último, a área de consumo realiza o repasse do suíno para o consumidor. Pode ser de modo direto, quando o consumidor final compra o produto pronto para consumo, ou por meio de um consumidor intermediário, que realiza processos para agregar valor à revenda do produto.
Atualmente, a China é a maior produtora e consumidora de suínos em todo o mundo. No quesito negociação de contratos futuros de suínos vivos, os Estados Unidos ficam em primeiro lugar, com a China em segundo.
No entanto, o Brasil não fica muito atrás no quesito produção. Tanto para consumo interno quanto externo. De 2020 para 2021, houve um crescimento de 6% na produção de suíno, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
No quesito exportação, a carne suína do Brasil em 2022 teve alta de 18,2% em relação ao mesmo período do ano passado. O total foi de 74,6 mil toneladas no mês de janeiro.
O suíno é considerado uma commodity. Como uma carne, da mesma forma que o ovino, seu investimento pode ser feito no mercado futuro, por meio de contratos futuros.
Vale lembrar que o suíno é uma commodity cujo investimento é feito por quilo. Para investir, é preciso apenas ficar de olho no preço do quilo no dia em questão, e procurar as melhores oportunidades nos contratos.
O preço do suíno sofre bastante variação. Como expusemos, a produção dos últimos anos vem mostrando um restabelecimento geral. Isso ocasiona um pouco de instabilidade na hora do investimento.
Como uma commodity animal, o preço varia de acordo com a demanda. Quanto mais pessoas precisam da carne suína, maior pode ser o lucro do produtor. Da mesma forma, quanto menos pessoas se interessarem por suíno, mais baixo e atrativo deve ser o preço.
A qualidade da safra também é levada em conta para fins do estabelecimento dos preços.
O investimento, porém, feito no mercado futuro e atento às variações da commodity, proporciona mais hedge aos traders. Desse modo, é possível evitar a perda de dinheiro.