Taxa de Desocupação | Valor |
---|---|
Variação da Taxa de Desocupação em 12 meses |
-7,41 % |
Taxa de Desocupação Abril 2024 |
7,50 % |
Variação da Taxa de Desocupação em 2024 |
1,35 % |
O conteúdo abaixo é de caráter exclusivamente informativo.
A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego ou por sua sigla TD, é um indicador econômico que é divulgado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O cálculo de desocupação no Brasil considera quem faz parte da população economicamente ativa (PEA), que são as na faixa etária para trabalhar. O índice PEA inclui pessoas de 14 anos ou mais, inseridos no mercado ou que buscam trabalho. Ou seja, quem está na idade para trabalhar, mas não busca trabalho, não é considerado como PEA.
Para compreender a taxa de desocupação, também devemos entender o que é trabalho, que consiste na ocupação remunerada economicamente em dinheiro ou outros meios não monetários.
A atividade econômica não remunerada, se exercida por um mínimo de 15 horas semanais, em sua unidade domiciliar, instituições religiosas, centros beneficentes, cooperativismo ou na condição de aprendiz também é considerada trabalho.
O cálculo da TD é um pouco complexo. Para entender, é preciso saber que nem toda pessoa sem emprego é considerada desempregada, para fins de cálculo.
De acordo com o IBGE, há algumas pessoas que não são consideradas desempregadas, mesmo sem ter um vínculo empregatício. Confira.
· universitários que dedicam seu tempo somente aos estudos;
· donas de casa que não trabalham fora;
· empreendedores que possuem o seu próprio negócio.
O IBGE afirma que, no primeiro e segundo casos, os universitários e as donas de casa são considerados fora da força de trabalho. O empreendedor, por sua vez, é ocupado.
Os indivíduos que desistiram de procurar empregos são registrados como desalentados. O mesmo ocorre com quem recebe o seguro-desemprego.
Os trabalhadores que não recebem remuneração, por sua vez, ainda são considerados empregados. Por conta disso, o cálculo é alvo de críticas. Além disso, os beneficiários de programas sociais podem ou não ser classificados como força de trabalho economicamente ativa.
O cálculo da taxa de desocupação (TD) em si leva em conta a população que é considerada desocupada (PD) e a população economicamente ativa (PEA). Após tirar a média entre esses dois números, é preciso multiplicá-lo por 100.
TD = (PD/PEA) x 100
O método utilizado para se calcular a taxa de desocupação é alvo de bastante controvérsia entre os especialistas da área. Parte da crítica se justifica pelos economistas considerarem que a análise subestima o real desemprego em nosso país.
A TD, entre outros aspectos, mostra a quantidade de indivíduos que atualmente estão sem ocupação e estão à procura de uma oportunidade no mercado de trabalho.
Mesmo que indiretamente, esse indicador mostra como está a economia do Brasil. Apesar de a crescente informalidade, por exemplo, ser um óbice a um número mais concreto, a taxa de desocupação é um indicador importante que impacta no dia a dia do brasileiro.
As informações acerca do desemprego de uma nação dizem muito sobre o estado atual de sua economia. Por exemplo, ao ser decretada a pandemia do novo coronavírus, muitos empreendimentos acabaram por fechar as portas.
Nesse momento, a taxa de desocupação inevitavelmente subiu. Por mais que o indicador seja alvo de críticas, ainda é seguro se basear nele para acompanhar as variações na condição econômica do país como um todo.